terça-feira, 30 de abril de 2013


ESTADÃO.COM. BR/São Paulo.
Dez adolescentes infratores são detidos por dia pela polícia em SP
Número de apreensões de menores de 18 anos subiu 23,6% de janeiro a março deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.
29 de abril de 2013 | 22h 50
Tiago Dantas, de O Estado de S. Paulo.
“Dez adolescentes foram detidos a cada dia na capital paulista, em média, nos três primeiros meses deste ano. O número de apreensões de menores de 18 anos aumentou mês a mês, passando de 279 em janeiro para 345 em março (alta de 23,6%). De todas as prisões feitas na cidade, os adolescentes aparecem em 8,1% dos casos, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.”

A questão da violência praticada por menores no Brasil é muito complexa.
Praticamente quase todos os dias encontramos notícias de jornais ou telejornais que relatam violência de menores de idade.
Há uma discussão em torno da redução da maioridade penal, que poderia de certa forma, resolver em parte esta questão da violência de menores infratores, mas por outro lado, não seria exatamente o meio mais propício para solucionar este problema.
Em ocorrendo a redução da maioridade penal, esses menores iriam conviver em presídios com vários outros tipos de criminosos, o que provavelmente, seria para eles uma escola do mundo do crime.
É preciso uma análise Sociológica do caso para se promover mudanças que sejam adequadas e elaborar políticas sociais  que, tenham efeitos de atenuação na violência praticada por menores, e que vá gradativamente se extinguindo ao decorrer de todo o processo.  


Endereço da MATÉRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário